Os melhores profissionais do Ceará estão aqui!

Storytelling

​Atualmente, está cada vez mais difícil chamar a atenção das pessoas e encantá-las com algo inovador ou surpreendente. Existem reclames, demandas, anúncios e produtos demais no mercado e, em meio a essa avalanche de chamadas, fica difícil se destacar. O que sobra na praça é o mais do mesmo. O que chama a atenção de ninguém. As estratégias estabelecidas e os velhos discursos de vendas estão enxovalhados e puídos de tão usados.

Nesse contexto, só há um jeito: ser muito criativo. E é nessa hora que o profissional diferenciado vem à tona e se torna mais do que útil para a empresa, torna-se, na verdade, um bem imaterial. As histórias são ferramentas fundamentais, porque geram emoção, identificação e envolvimento, elementos que prendem mais do que qualquer outro a atenção dos espectadores. É neste momento de exiguidade de opções que as técnicas do storytelling aparecem como possíveis redentoras das lacunas de criatividade.

A aplicabilidade moderna do storytelling é uma pulsão natural justamente porque é um recurso utilizado desde os tenros anos do ser humano; afinal, a humanidade tem uma memória genética destes comportamentos e uma tendência natural a apreciar narrativas.

Storytelling é a “arte de contar histórias”; trata-se de uma ferramenta poderosa para atrair engajamento e envolvimento emocionais. Comportamentos que são extremamente oportunos para prender a atenção de clientes, motivar equipes, estimular desempenhos, promover marcas, resolver problemas e, em outras palavras, gerar conexões entre emissores e receptores de determinada mensagem.

Os estudiosos, antropólogos e historiadores atestam que gostar de contar e de escutar narrativas é um comportamento ancestral da humanidade. A aplicabilidade moderna do storytelling é uma pulsão natural justamente porque é um recurso utilizado desde os tenros anos do ser humano. Nesse contexto, existem várias aplicações modernas desta antiga e eficiente estratégia de atração, convencimento e entretenimento que é a narrativa de histórias.

Hoje, ela pode ser utilizada nas redes sociais, na política, nos esportes, nas doutrinas religiosas, na publicidade e, principalmente, no ambiente corporativo. E não há nada de imoral em se tentar convencer alguém sobre um ponto de vista, como também conseguir apresentar as suas ideias da forma mais atraente possível. Comunicar-se bem é um dos maiores talentos que um profissional pode ter na atualidade.

Compartilhar

Deixa seu comentário