Os melhores profissionais do Ceará estão aqui!

Ser um Líder Coach garante sua Alta Performance?

Agora vamos conhecer tudo sobre o Líder Coach, quais suas características, benefícios, o que fazer para se tornar um líder coach? Evolução de um Líder Coach. Além de saber o que um grande especialista como Stephen Couvey  fala sobre os conceitos de liderança, e, o impacto na gestão de pessoas e empresas. O grande diferencial que as empresas podem obter investindo no desenvolvimento de líderes coaches como o que iremos conhecer e ainda descobriremos sobre como nossa forma de pensar e agir influenciam nas nossas ações e forma de viver em sociedade.

Vamos lá! Para ser um líder coach é necessário saber que para sermos realmente, precisamos viver a cada dia de forma ativa, se reinventando a cada dia, buscando o conhecimento continuamente, tendo a compreensão de que sua atuação faz parte de um todo, sua visão sistêmica o oportunizará maior dinamicidade, clareza e direcionamento para si e para os outros, além de se tornar exemplo para os seus liderados e demais equipes na organização, ele deve entender que o capital humano é o principal ativo e que é extremamente necessário investir em desafios para proverem oportunidades de aprendizagem e de crescimento  de seus profissionais e times, o líder coach também deve manter sempre o senso de prontidão para mudanças e superar obstáculos que possam interferir no seu desenvolvimento. Tudo isso é importante quando o seu objetivo é desenvolver-se sempre e inspirar as pessoas que estão com ele nas organizações a serem líderes coaches também, sempre buscando o autodesenvolvimento pelo auto conhecimento, compreendendo bem o seu papel com uma postura sempre em ser exemplo.  Portanto, aqui veremos agora como posso contribuir para você que deseja se tornar um Líder Coach ou desenvolver-se ainda mais nessa missão de ser aonde atua, a obra o 8° Hábito Da Eficácia à Grandeza de pessoas eficazes, de Stephen Covey, que aborda os estilos de liderança para a atingir resultados sustentáveis, como ele descobriu sua voz interior o que para isso iremos discorrer o que o percussor de estudos e publicações sobre liderança no mundo descobriu em sua pesquisa recente. Ele afirma que o mundo mudou, os desafios e a complexidade com que nos deparamos em nossos relacionamentos, em nossas famílias e nas organizações são de uma ordem de magnitude inteiramente nova. Ser eficaz como pessoa e como organização, deixou de ser apenas uma opção – é uma exigência para sobrevivência no mundo de hoje. Mas para prosperar; inovar; ser excelente e liderar no que Covey chama de nova era do Trabalhador do Conhecimento, precisamos ir além da eficácia. O que esta nova era pede é a grandeza; é a realização, execução apaixonada e contribuição significativa. Atingir os níveis mais altos do gênio e da motivação humana na nova realidade de nossos dias exige uma mudança radical no modo de pensar: uma nova mentalidade e um novo conjunto de qualificações e ferramentas – em síntese, desenvolvendo um novo hábito. A mudança  fundamental neste nosso novo mundo é esta: encontrar nossa voz interior e inspirar os outros a encontrar a deles. É o que Covey chama de 8º hábito. Há muita gente frustrada, desanimada, menosprezada e pouco valorizada – com pouco ou nenhum sentido de voz ou contribuição singular. O 8 Hábito é a resposta ao anseio de nossas almas por grandeza, o imperativo organizacional dos resultados superiores e a busca da humanidade por sua “voz” e eu trago como como premissa para nos tornarmos verdadeiramente Líderes Coaches.

Trata-se de conhecimentos profundos, cativantes e incrivelmente oportunos. Precisamos de um novo pensamento capaz de finalmente aproveitar a promessa de criação de valor ilimitadas da Era do Trabalhador do Conhecimento. Como melhorar sua liderança por meio de renovação ou adoção de novos hábitos, sendo que o 8º Hábito nos mostra como resolver  dilemas tão comuns quanto: a) As pessoas querem paz de espírito e bons relacionamentos, mas também querem manter seu estilo de vida e seus hábitos; b) Os relacionamentos se alicerçam na confiança; contudo, a maioria das pessoas pensa mais em termos como “eu” – meus desejos, minhas necessidades, meus direitos; c) A gerência quer façamos mais por menos; os empregados querem mais do que “ganham com isso” com menos tempo de esforço; d) As empresas são conduzidas pelas regras econômicas do mercado; as organizações são conduzidas pelas regras culturais do local de trabalho; e) A Sociedade opera segundo seus valores  dominantes, mas deve conviver com as consequências da operação inviolável das leis e dos princípios naturais. E o que esse tema tem a ver com ser Líder Coach? Que tal observarmos quanto a possibilidade de nos tornarmos mais produtivos, mais gestores do nosso próprio tempo, da nossa própria vida, atingindo resultados mais rápidos junto às suas equipes, utilizando técnicas e ferramentas por meio de processos de coaching que é uma possibilidade de desenvolvimento das habilidades de forma consciente focada em resultados.

Que tal pensarmos que tudo isso que Couvey trouxe é na verdade o viver consciente quanto a importância do equilíbrio do ser humano quanto as naturezas humanas, ou seja, só somos completos quando entendemos que a mente, o corpo, o coração e o espírito devem caminhar juntos no processo de liderança, sempre focado no pensar, sentir e agir, sendo relevante compreendermos que a mente precisa está ligada a pensamentos positivos de conquista e realização seja pessoal, profissional ou familiar, atenção plena para o seu desempenho; o corpo saudável com uma alimentação adequada, prática de exercícios físicos e muita saúde para exercer de forma intensa a maratona cotidiana; o coração que deve sentir prazer e emoções positivas, amar sobre todas as coisas e compreender o que as pessoas sentem e o que você é capas de realizar, de atingir as metas, porém sem comprometer seus relacionamentos e por fim o segredo do 8º hábito em sua essência que é o espírito, o seu poder de contribuir com vocês e com os outros de forma  equilibrada sem perder o foco do que é necessário um líder coach realizar e o que sua equipe precisa e espera desenvolver e/ou atingir com você, ou seja, a essência da liderança é compreender o que é verdadeiramente liderar.  Então deixo aqui algumas reflexões para contribuir com o seu desenvolvimento.

O quanto você é responsável pelos seus resultados? Pelas suas conquistas? Pelo seu sucesso ou fracasso? O quanto isso ajudará a você que está preste a conhecer e iniciar sua jornada como Lider Coach? Como está sua atuação como Líder? Então, além disso tudo qual a sua essência na arte de liderar? Como fortalecer ou desenvolver o 8º hábito da Eficácia a Grandeza em sua atuação cotidiana?

Compartilhar

Deixa seu comentário