Os melhores profissionais do Ceará estão aqui!

Líder Coach deve ser um Líder Servidor?

E James Hunter com o Best Seller que trabalha a essência do líder como a importância de servir o outro, saindo do velho paradigma/modelo do líder como ser ele o coração de uma equipe e passando ao novo paradigma de que ele é parte, e quanto mais ele servir ao outro, mais sua equipe prosperará e se engajará na gestão ampliando seus resultados. Quanto é desafiador romper com paradigmas e partir para algo transformador! Só quem neste momento está lendo este artigo saberá o quanto é importante conhecer esse estilo para inovar no seu cotidiano na empresa e tornar-se mais humano, amoroso e assim liderar um dos maiores desafios da liderança, GESTÃO DE CONFLITOS numa cultura muitas vezes patriarcal. O Líder Coach essencialmente é um inspirador para seus liderados, ele deve viver cotidianamente como um profissional que desbrava o desconhecido, planeja o que que tem que ser feito com uma visão sistêmica que o torna diferente dos demais, jamais perde o foco nos resultados, tem uma relação muito coerente com o que é importante para ele e para empresa, sempre buscando alinhar seus objetivos profissionais com os da organização, além de ser um profundo obstinado pelo conhecimento e o relacionamento permeado nos aspectos de uma excelente comunicação, o que reduz conflitos, estes que em nas empresas atuais estão muitas vezes entre os problemas mais recorrentes nos indicadores de baixa performance. Portanto, trago o grande escritor e professor James Hunter, que abordou tão bem a experiência da essência da liderança com a história do alto empresário americano que largou tudo e foi viver em um mosteiro beneditino promovendo cursos de imersão para desenvolver líderes de alta performance pela essência da liderança servidora.

Com esta essência da liderança podemos perceber alguns tópicos como a diferença do poder e autoridade, sendo que o poder é a faculdade de forçar ou coagir alguém a fazer sua vontade por causa de sua posição ou força, mesmo que a pessoa preferisse não o fazer. Autoridade: A habilidade de levar as pessoas a fazerem de boa vontade o que você quer por causa de sua influência pessoal, sendo esta, algo que o Líder Coach tem como essência é exercê-la de forma a performar melhor junto aos seus liderados.  Hunter conta a história de John Daily um alto executivo em desequilíbrio emocional, que encontra um dos maiores executivos Len Hoffman que deixara para traz a vida de executivo e passou a ajudar os líderes, por meio deste treinamento em imersão, atuando como frade vivendo no mosteiro beneditino em Michingan, o eu impactou muito o John, e, dentre tantas descobertas, as 10 principais diferenças entre o Velho e o Novo paradigma na gestão empresarial contribuíram para esse novo olhar da liderança, e que todo Líder Coach deveria inspirar e praticar durante toda a sua caminhada. Você quer saber quais as 10 diferenças quanto aos modelos até e pós os anos 90? Época em que emergiu a globalização e o mundo definitivamente mudou, e, o que impactou nos líderes ao refletirem sobre isso contribuindo significativamente com essas lideranças para mudarem a forma de atuar de vários executivos nos EUA? Pois venha comigo agora, e veja:

1.       Invencibilidade dos EUA: Como até a década de 90 a invencibilidade americana no mercado; Pós 90 Concorrência passa a ser global.

2.       Administração centralizada, ainda do chão de fábrica de Ford e Taylor, passando para administração descentralizada no convívio do caos e da complexidade, construindo uma nova forma de organização. (Dee Hock)

3.       Japão sai de uma realidade de ser reconhecido como produtos de má qualidade para os de boa qualidade.

4.       Qual a diferença de Gerenciamento (coisas, relatórios, extratos bancários…) e Liderança (gente, desafios de equipes, metas e indicadores a partir de performance…)?

5.       Importância de sairmos do patamar de eu penso, eu acho …  para a causa e efeito, faço, invisto, me empenho, empreendo, o resultado vem;

6.       Apego a um modelo estático, com regras e processos bem definidos e passamos a melhoria continua, o modelo é importante, mas o que vale é a capacidade do líder fazer com que as pessoas foquem em soluções e atinjam melhores e mais rápidos resultados;

7.       Lucro a curto prazo, a urgência, permanecendo a visão do Lucro a curto prazo, mas a ascensão ao modelo de longo prazo;

8.       Trabalho, as pessoas tinham que mostrar produção como muito trabalho, atuar sozinho no mercado e com a velocidade das informações e sua intensidade, obrigou aos profissionais a se especializarem em algo e a estabelecer sociedade para atuar com maior qualidade;

9.       Evitar e temer mudanças até a década de 80 o mundo andou em passos menos intensos do que nesta velocidade que o novo paradigma estabelece de mudança constante.

10.   A preocupação era como que os produtos e serviços fossem entregues com qualidade razoável, o que no novo marco a qualidade passa a ser o diferencial competitivo e defeito zero para essas entregas.

A importância de estarmos sempre de olho nas inovações do mercado, suas tendências e cenários, veremos como ele abordou o exemplo de John Daily e toda a sua experiência no mercado enquanto líder de uma empresa americana, e estabeleceu as relações analisando o velho e novo paradigma no mundo corporativo, repensando suas atitudes, crenças e valores. Ser líder coach ao contrário do que se dissemina, não é perca de poder e status, sim uma nova forma de exercer autoridade de forma a delegar mais e a compartilhar mais as responsabilidades e resultados. Pessoas altamente bem-sucedidas tendem a achar muito difícil reconhecer a perda de poder. Então deixo aqui algumas reflexões para você que é ou deseja ser um Líder Coach  a partir desses conhecimentos.  E você? Como anda atuando no cotidiano da empresa? Quais as suas maiores conquistas na sua vida profissional? E pessoal? E nesta empresa? O quanto você estaria disposto a se tornar um líder coach? Ou se tornar um líder coach mais atuante que realmente alcançasse seus resultados de forma surpreendente?

Compartilhar

Deixa seu comentário