ARTIGO GUIA Banner[1046]

Planejamento 2018: um ano construído por VOCÊ!

Em 31 de dezembro de 2016, quais eram os seus planos para este ano? O que você tinha planejado para 2017? O que ainda está pendente de 2017? O que foi alcançado sem planejamento? E o que não deu certo? Essas são algumas das várias perguntas que você deve fazer a si mesmo antes de planejar seu 2018! Tenha um criterioso diagnóstico do seu estado atual para que você possa criar o melhor ano da sua vida!

Logo após uma criteriosa análise e com o diagnóstico em mãos, é hora de planejar! E por que é importante planejar? Planejar é projetar de forma positiva e detalhada seus objetivos. É pensar de forma prévia quanto a possíveis falhas. Pensar no Plano B! É organizar todos os fatores envolvidos e avaliar as perdas e os ganhos. É ser mais ousado e ir mais além. Quem planeja tem maior probabilidade no alcance dos objetivos. Tem menos estresse, sai da zona da urgência, deixa de ser um “bombeiro que vive somente a apagar incêndios” e começa a migrar para a esfera da importância desenvolvendo novas competências, comportamentos e atitudes. É ser claro e específico. Quem pensa de forma genérica alcança objetivos genéricos. Quem pensa de forma específica, alcança resultados específicos!

Então, como será o seu 2018? Ou você é daquele que segue a linha Zeca Pagodinho: “…deixa a vida me levar, vida leeeva eu…”!? Ou quem sabe um estilo Jota Quest: “…vou deixaaar a vida me levar pra onde ela quiseeer…”!?

Planejar como será o seu próximo ano é o primeiro passo para garantir um ano novo melhor do que O QUE passou. Einstein já dizia: “Não pretendemos que as coisas mudem se sempre fazemos O MESMO”. Enquanto estivermos com os mesmos sentimentos, pensamentos e ações, teremos os mesmos resultados. Não há matemática mágica para essa equação.

Caso o seu 2017 não tenha sido o MELHOR ANO, não o veja como um fracasso, veja tudo como EXPERIÊNCIAS e APRENDIZADOS que tornaram você uma pessoa e/ou um profissional ainda melhor para 2018. Permita-se errar e aprender com seus erros. Nada pode ser pior para 2018 que carregar culpa pelas oportunidades perdidas e não aproveitadas. Permita-se a viver experiências positivas e negativas, elas fazem parte da vida, e nos ajudam a crescer, evoluir e desenvolver como seres humanos.

Tudo bem! Eu sei que 2017 não foi um ano fácil… Se você teve um excelente ano, parabéns! Porém, com certeza você percebeu que o 2017 não foi um bom ano na vida de muitas pessoas. Precisamos planejar mais o nosso futuro e viver melhor o nosso presente, com foco e disciplina.

Que fique claro: a pior coisa que você pode levar para 2018 é a culpa! Se não alcançou todos os objetivos, PACIÊNCIA! Permita-se começar (literalmente) o ano do ZERO, sem CULPA! Comece 2018 em PAZ!

Pare! O mundo não conspira contra você! Já parou para pensar que os seus atuais resultados estão intimamente ligados à sua frequência vibracional? A qualidade dos nossos pensamentos, sentimentos e ações afetam diretamente a frequência vibracional atraindo e influenciando em nossas vidas.  Pare de reclamar e vamos planejar 2018!

Sugiro algumas ferramentas, elas te ajudarão na construção do seu planejamento. Inicialmente, como discutido acima, faço uma recapitulação anual analisando os projetos quanto ao planejado e realizado. Destaco os projetos pendentes e os que foram alcançados sem planejamento. Avalio em escala de 1 a 10 as diversas esferas da Roda da Vida (Pessoal, Profissional, Relacionamentos e Qualidade de Vida). Nessa ferramenta, extraio dados e informações e traço os objetivos que eu quero alavancar. Paralelo, vou criando o meu Dream List (Lista de Sonhos) onde vou desenhando minha visão positiva de futuro para curto e médio prazo. Sugiro você utilizar também uma ferramenta de valores. Analise se você está vivendo verdadeiramente os seus valores! Trace uma matriz Swot: concentre-se nos seus pontos fortes, nas suas fortalezas, no que você é bom, reconheça suas fraquezas, agarre as oportunidades e se proteja contra as ameaças! Planejar também é um bom momento de autoconhecimento. A partir daí você terá combustível suficiente para criar seu plano de ação para cada objetivo seu traçado. Para essa momento, utilize e abuse do ciclo PDCA e do 5W2H.

Entenda…

2018 só será melhor se você DESENHAR, PLANEJAR e EXECUTAR as ações necessárias para que ele se TRANSFORME no melhor ANO da sua vida. Sonhar é maravilhoso, mas viver de sonhos não basta! Tenha METAS, tenha OBJETIVOS e entre em AÇÃO!

Comece 2018 com novos hábitos! Agradeça! Agradecer é reconhecimento. Reconheça quem está do seu lado! Reconheça suas conquistas! Celebre, comemore! Não espere para celebrar seus resultados apenas no final do ano…comemore sempre os ganhos e tenha certeza que você está no caminho, na trilha certa! Planeje!  Coloque seus planos no papel e acompanhe os resultados, todas as entregas!

Que seja um NOVO ANO, um NOVO CICLO em sua vida! Sucesso e Feliz 2018: O ANO criado por VOCÊ!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *