O que você precisa aprender hoje e qual a importância disso para o resto da sua vida?

Sabe, já está virando clichê essa história de que “você deve viver o presente”…ou que “só existe o presente na sua vida” etc. Concordo. Mas, refletindo esses dias sobre o assunto, fiquei imaginando se as pessoas sabem mesmo o que significa essa espécie advertência.
Uma vez um amigo me disse que o óbvio precisa ser dito. É verdade. Há milhares de anos, a gente fica repetindo e discutindo frases de líderes, sábios, profetas, intelectuais, enfim, expoentes da humanidade. De fato, parece que falamos muito e pouco fazemos. E o “viver o presente” talvez entre nessa linha.
Se é no presente que as coisas acontecem, se é hoje que eu preciso atender as demandas que me chegam para poder colher lá na frente, também não quero aqui me alongar para tentar convencê-lo da importância do HOJE. Você já sabe disso. Você já sabe que ficar sonhando com o futuro ou ficar preso no passado não vai adiantar muita coisa. A pressão do dia a dia é tão grande em nossas vidas, que filosofar sobre isso não é mais necessário.
Mas deixe eu lançar um novo olhar sobre o tema.
A primeira coisa é entendermos por qual motivo devemos viver o presente.
Se o ser humano busca constantemente a felicidade plena, esse estado vai surgindo à medida que ele se torna mais sábio, mais consciente de seu papel nesse mundo. Essa é uma busca diária. Uma busca que nos leva a uma pergunta básica e poderosa:
O que você precisa aprender hoje?
É isso mesmo. Qual o aprendizado que você pode tirar da realidade que você está vivendo.
Se as coisas estão bem ou não estão como você gostaria, o que você pode aprender com essa situação?
Se a sua carreira não está decolando, o que você pode aprender?
Se o seu casamento não está legal, o que você pode aprender?
Se você não está conseguindo os resultados que almeja, o que você pode aprender?
Existem centenas de perguntas que você pode fazer com o foco em aprender algo NO PRESENTE que você vive.
Para facilitar, você pode separar as suas perguntas diárias em áreas específicas, como por exemplo, relação com a sua família, produtividade, religião, negócios próprios, carreira, amizades, finanças pessoais e saúde
Uma das grandes competências do profissional atual é compreender a época em que estamos inseridos e vivenciar os desafios que surgem a cada momento. Na vivência, seja na dor profunda ou na simples alegria de estar vivo, vamos nos perguntando, nos perguntando… em busca do autoconhecimento e da evolução constante.
Como escreveu o filósofo alemão Oskar Ernst Bernhardt (Pseudônimo Abdruschin), na Obra Na Luz da Verdade,
“Deve-se, sim, também pensar no passado, a fim de extrair dele ensinamentos, bem como sonhar com o futuro, a fim de receber estímulo, mas viver plenamente consciente deve-se apenas no presente!”.
Vamos exercitar? Escolha uma área da sua vida e faça a grande pergunta:
O que eu preciso aprender hoje e qual a importância disso para o resto da minha vida?
Guilherme Said

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *