O papel do Coaching no desenvolvimento de gente

Hoje um número significativo de profissionais vive situações de muita cobrança e estresse na constante busca por resultados. É comum se depararem com inúmeros desafios que não lhes permitem um planejamento e uma visão de como ter melhores resultados por meio de suas equipes de trabalho, pares e superiores. Muitas vezes delegam de forma inadequada, não orientam os liderados em suas tarefas, não se comunicam bem e não sabem como obter o melhor de suas equipes no prazo e com a qualidade esperada.

“As empresas vivem de resultados, obtidos a partir da condição de competência que carregam. E essa competência está nas pessoas. Logo, as empresas vivem de pessoas” (Mario Sergio Cortella – Livro: Por que fazemos o que fazemos? 15ª edição).

Nesse contexto, entende-se que buscar o trabalho de Coaching é um grande passo para o sucesso, além de ser uma forma de deixar um legado enquanto profissional comprometido pelo que faz.

O Coaching busca resgatar o que o profissional tem de melhor e potencializar suas competências. Conseguir que o Coachee (cliente) seja a melhor pessoa que pode ser é um dos conceitos principais do Coaching. Nessa amplitude de atuação, o Coaching poderá proporcionar um grande diferencial em sua carreira. Afinal, permitir-se fazer reflexões, e construir um processo de autoconhecimento e autodesenvolvimento, é uma atitude nobre para a sua vida.

Esse é o foco! Proporcionar ações voltadas ao Coachee para a realização de suas metas e desejos. Ações no sentido de desenvolvimento e aprimoramento de suas competências, equipando-o com ferramentas, conhecimentos e oportunidades.

O processo de Coaching possibilita uma profunda autorreflexão e uma ressignificação dos seus enredos com base emocional. Promove um contato mais íntimo com você, pois somente pelo autoconhecimento é possivel ter clareza da sua missão e dos seus propósitos, com foco discernido naquilo que realmente você deseja para si.

E o mais importante, o compromisso do Cochee com o seu Plano de Desenvolvimento a curto, médio e longo prazo. Construir ações com prazos determinados e factíveis e poder aplicar tudo isso em sua carreira, lhe dará a satisfação profissional e pessoal. Sentimento, por muitas vezes, não priorizados, pois o “deixa a vida me levar”, faz parte de nossas vidas.

Fico imensamente grata quando percebo um profissional aberto e disposto a buscar esse momento para si. E hoje, já identificamos muitos com essa visão. Afinal, não podemos viver vulneráveis no mercado de trabalho, precisamos nos fortalecer. O Coaching ajudará nisso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *