7 Livros Obrigatórios Que VOCÊ Deve Ler Em 2018 Guia De Palestrantes João Paulo Ferreira

7 Livros obrigatórios que VOCÊ deve ler em 2018!

Os melhores profissionais são estrategistas! Saber elaborar uma boa estratégia tem tudo a ver com o repertório que você constrói ao longo da sua jornada. Ler é uma forma de ampliar seus conhecimentos e aumentar sua capacidade estratégica. Esses 7 livros foram selecionados e indicados por grandes consultores e mentores. Títulos indispensáveis recomendados para evoluir profissionalmente e se destacar no mercado de trabalho. Sobreviver no mundo corporativo nem sempre é fácil mas os livros podem ser bons companheiros nessa empreitada. Um bom profissional precisa se manter atualizado. Pensando no seu desenvolvimento pessoal e profissional em 2018, preparei um guia exclusivo de 7 livros que irá te ajudar a começar o ano com os horizontes ampliados.

Quem sabe ainda dá tempo de incluir algum desses livros na sua Lista!

Que essas indicações possam inspirar e despertar a novas reflexões e provocações e serem capazes de transformar sua EMPRESA ou VOCÊ mesmo em 2018!

1. O VERDADEIRO PODER

O Verdadeiro Poder é o grande legado do consultor e administrador Vicente Falconi para as lideranças do nosso país. Por meio de cases e exemplos o autor relata todas as questões importantes para que uma empresa ou projeto possa se desenvolver e crescer. De fácil e agradável leitura, o livro relata as experiências do autor nos anos de 1997 a 2009, período em que atuou como conselheiro em empresas como a Ambev e Sadia, além da sua intensa atuação em projetos de gestão dos governos municipais, estaduais e federal, juntamente com a equipe de consultores da FALCONI Consultores de Resultado.

2.EMPRESAS FEITAS PARA VENCER

A obra responde a seguinte pergunta – Como empresas boas, medianas e até ruins podem atingir uma qualidade duradoura? ‘Empresas feitas para vencer’ mostra como as grandes empresas triunfam no decorrer do tempo e como o desempenho sustentável a longo prazo pode ser inserido no DNA de uma organização desde sua concepção. O autor apresenta exemplos que desafiam a lógica e transformam a mediocridade em uma superioridade duradoura, e apresentando também quais são as características universais que levam uma empresa a se tornar excelente e outras não. Os resultados do estudo irão surpreender muitos leitores e lançar novas abordagens sobre quase todas as áreas da gestão.

3. ATAQUE!

Transforme incertezas em oportunidades! Livro estimulante e muito simples sobre como os vários negócios podem aproveitar as chances que se apresentam e tirar vantagem da situação. Justamente quando os líderes estão sendo desafiados em vários aspectos. As regras do jogo são bem simples: atacar para ganhar vantagem e não ficar parado. ATAQUE! Desafie-se! Saia da zona de conforto para crescer no mundo dos negócios.

4. ORGANIZAÇÕES EXPONENCIAIS

Nenhuma empresa poderá acompanhar o ritmo de crescimento definido pelas organizações exponenciais, se não estiverem dispostas a realizar algo radicalmente novo – uma nova visão da organização que seja tão tecnologicamente inteligente, adaptável e abrangente quanto o novo mundo em que vai operar – e, no final de tudo, transformar. Os autores pesquisaram exaustivamente os padrões das empresas exponenciais mais importantes do mundo nos últimos seis anos, tais como Waze, Tesla, Airbnb, Uber, Xiaomi, Netflix, Valve, Google (Ventures), GitHub, Quirky e 60 outras empresas, incluindo empresas de sucesso, como GE, Haier, Coca Cola, Amazon, Citibank e ING Bank e entrevistaram mais de 70 líderes globais e pensadores, para trazer uma nova e ampla visão sobre as tendências organizacionais e tecnológicas essenciais, que podem ser aplicadas nas startups, empresas de médio porte e nas grandes organizações.

5. EXECUÇÃO

Este é um livro sobre como fechar a lacuna entre os resultados prometidos e os alcançados. Realizações bem-sucedidas resultaram da prática voltada para a execução: unir pessoas, estratégia e operações – os três processos-chave de cada negócio. Liderar esses processos é o verdadeiro trabalho da gerência – não apenas formular uma ‘visão’, deixando a tarefa de torná-la realidade para os outros. Bossidy e Charan revelam a importância do total e profundo envolvimento em uma organização e explicam por que um diálogo consistente sobre pessoas, estratégias e operações gera uma empresa baseada em honestidade e realismo.

6. VICENTE FALCONI – O que importa é resultado!

O Mestre ensinou que 70% do resultado é liderança. Porque, para as outras coisas – conhecimento, método –, você pode ter, no seu time, gente que preencha a lacuna, mas, se não tem liderança, não dá. O líder é aquele que faz o time confiar na própria capacidade, aquele que inspira as pessoas, dá feedback quando precisa, é duro, mas justo. Ele desenvolve as pessoas e faz elas acreditarem que podem muito mais do que podem.” – Carlos Brito, CEO da AB InBev.

Na década de 1980, Vicente Falconi, então professor de Engenharia da UFMG, começou a cruzar o Brasil para apresentar a empresários conceitos inspirados na eficiência das companhias japonesas e que eram praticamente desconhecidos no país. Levaria a combinação poderosa de disciplina e foco financeiro para empresas como Gerdau, Sadia (depois BRF), Unibanco e dezenas de outras no Brasil e no exterior. Foi graças à sua atuação que gigantes globais como a cervejaria AB InBev aprenderam, por exemplo, a estabelecer – e cobrar – metas para todos os seus milhares de funcionários.

Na esfera pública, nenhum outro consultor brasileiro se tornaria tão influente. Nos últimos 20 anos, Falconi se envolveu em projetos em diversos municípios e estados do país. Ele foi um dos artífices do maior programa federal para redução de consumo de energia elétrica, em 2001, quando o país viveu o risco de um “apagão” – as metas de consumo estabelecidas para clientes comerciais, industriais e residenciais foram ditadas por ele.

O livro relata em detalhes o pensamento e a trajetória de Falconi, revelando os princípios de liderança e gestão que podem transformar organizações grandes ou pequenas, públicas ou privadas. A obra conta ainda os bastidores da consultoria criada por ele – onde, algumas vezes, disputas de poder colocaram em xeque as lições ensinadas pelo Professor.

7. PLANO B

Plano B combina as percepções pessoais de Sheryl Sandberg, chefe de operações do Facebook, com a pesquisa esclarecedora de Adam Grant, autor best-seller do New York Times, para ajudar o leitor a encontrar forças diante da dificuldade. Partindo de uma experiência dolorosa — de encontrar o marido, Dave Goldberg, caído no chão de uma sala de ginástica — Sheryl abre seu coração, e seu diário, para descrever a dor e isolamento que sentiu após essa perda. Mas Plano B vai além: mostra como outras diversas pessoas superaram adversidades, incluindo doença, perda do emprego, agressão sexual, desastres naturais e violência de guerra, em histórias que revelam a capacidade do espírito humano de perseverar e redescobrir a alegria. O livro traz importantes lições de como ajudar os outros em situações de crise, desenvolver compaixão por nós mesmos, educar filhos fortes e criar famílias, comunidades e locais de trabalho resilientes. Muitos desses ensinamentos podem ser aplicados aos obstáculos do cotidiano, nos permitindo enfrentar o que nos espera. A vida nunca é perfeita e todos temos que recorrer, em certo momento, a algum tipo de Plano B. Este livro nos ajuda a aproveitá-lo ao máximo.

E aí, gostou?  Alguns destes livros já estão na sua cabeceira?  Ainda dá tempo de incluí-los na sua lista!

Faça seu planejamento para 2018 e BOA LEITURA!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *